FIQUE SÓCIO!

Jorge Nazareno
COMPARTILHAR

Vitória em risco

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 23 jun 2015

Depois de mais de uma década de luta, conseguimos fazer com que o fator previdenciário deixe de ser a principal fórmula para cálculo das aposentadorias dos trabalhadores e das trabalhadoras brasileiras. Agora, ele passa a dividir espaço com a fórmula 85/95, que foi aprovada pelo Congresso, graças a pressão do movimento sindical, inclusive o nosso Sindicato, que na última semana fez vigília em Brasília.

Com a adoção da fórmula 85/95, um metalúrgico, terá de somar, por exemplo, 35 anos de trabalho e 60 de idade, totalizando os 95 pontos para ter a possibilidade de obter a aposentadoria sem perdas.

Porém, este formato vale até 2016, e, pouco a pouco a soma tende a aumentar obrigando o trabalhador a contribuir por mais tempo. Isso porque o governo inseriu no texto aprovado uma progressividade da idade e tempo de contribuição, com a justificativa de adequar a expectativa de vida do brasileiro.

As regras ainda podem ser alteradas no Senado. Vamos lutar para que a progressividade seja derrubada, ou seja, para que os avanços representados pela fórmula 85/95 sejam mantidos, no sentido de que ela realmente contribua para livrar o trabalhadores dos prejuízos do fator. Não podemos correr o risco de comprometer uma grande vitória.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos
Metalúrgicos de Osasco e Região
[email protected]

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07