FIQUE SÓCIO!

Milton Cavalo
COMPARTILHAR

Antecipação do 13º Salário

Por Milton Cavalo - 05 mar 2024

Existe uma expectativa para que o governo antecipe o 13º salário de aposentados e pensionistas neste ano. A solicitação foi feita pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS).

O valor, que é pago entre agosto e novembro de cada ano, seria liberado a partir de 1º de maio, seguindo calendário do INSS.

Cerca de 39 milhões de pessoas serão beneficiadas pelo adiantamento, caso o pedido seja atendido. Ao todo, o repasse é de R$ 62,6 bilhões.

Nos últimos anos o pagamento do benefício tem sido antecipado, se tornando uma prática do governo.

Portanto, nada mais justo que manter essa programação que representa uma segurança financeira para aposentados e pensionistas.

Saudamos a iniciativa do deputado Pompeo de Mattos, parceiro de todas as lutas, e esperamos que o governo atenda à solicitação indo ao encontro das necessidades dos aposentados e pensionistas.

14º – Também não esquecemos do projeto do 14º salário, que tramita no Congresso Nacional e que estava previsto inicialmente para os anos de 2020 e 2021.

Quinquênio – Outra frente de luta para a melhoria das condições de vida dos aposentados é a Campanha pela Aprovação do PL 1468/23, que institui o quinquênio de aposentadoria.

Também de autoria do deputado Pompeo de Mattos, o texto estabelece reajuste adicional de 5% a cada cinco anos sobre aposentadorias e pensões acima do salário mínimo.

Medida fundamental para recuperar o valor dos benefícios, que nos últimos 15 anos sofreram uma perda média de 30%, melhorando as condições de vida dos aposentados que recebem acima de um salário mínimo.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07