Gilberto Almazan

Faça parte da luta por segurança

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 16 abr 2024

As estatísticas alarmantes de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são uma triste realidade que afeta milhões de trabalhadores em todo o mundo. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima que a cada 15 segundos, um trabalhador morre em decorrência de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Além disso, milhões mais sofrem mutilações, lesões e doenças que, muitas vezes, os impedem de trabalhar.

A união de forças é o caminho para revertemos este cenário. Juntos, podemos pressionar por políticas e leis mais rigorosas de saúde e segurança no trabalho, exigir o cumprimento das normas existentes e promover a conscientização sobre os riscos e medidas preventivas.

É isso que temos feito constantemente no Sindicato, e é isso que vamos fazer também no dia 28 de Abril, no ATO E CANTO PELA VIDA. Nele, diversos sindicatos, centrais sindicais, Cissor, entidades vão se unir para cobrar ambientes de trabalho seguro. Há quase dois anos, perdemos nove companheiras e companheiros, num acidente de trabalho da Multiteiner. Outros 40 ficaram feridos. Isso não pode mais acontecer, os acidentes e doenças não podem ser banalizados, neste país. Queremos justiça.

Para isso, as instituições precisam funcionar. As empresas precisam compreender que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Convido você a fazer parte da luta por saúde e segurança.

Juntos, podemos fazer a diferença. A melhor hora de agir sempre será agora. Juntos somos mais fortes. Vamos juntos!