Jorge Nazareno

Firmes na luta contra a precarização

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 29 abr 2015

O 1º de maio tem o significado de reafirmação de nosso compromisso com a luta em defesa de nossas conquistas históricas. Especialmente neste ano em que a legislação trabalhista está sob forte ataque, com a aprovação na Câmara do projeto que possibilita as terceirizações nas atividades fins.

O argumento de que é necessário regulamentar o trabalho dos 12 milhões de terceirizados é válido, já que estes trabalhadores precisam ter acesso às mesmas garantias que os demais trabalhadores. O que não dá para concordar é que haja o inverso: se escolha reduzir direitos para que todos tenham acesso ao mínimo. É isso o que esse projeto vai proporcionar ao abrir as portas para a terceirização das atividades fins.

Por isso, vamos manter forte a pressão nas portas de fábrica, junto aos demais movimentos sociais e também nas redes sociais e por e-mail. Agora, a luta é para que o Senado não deixe o projeto ser aprovado dessa maneira. Já avançamos, à medida que a mobilização conseguiu mudar a opinião de boa parte dos deputados e sensibilizar os senadores para a discussão e, principalmente, provocar o debate na opinião pública.

Além de fortalecer o Sindicato por meio da sindicalização para enfrentar este e outros desafios, precisamos intensificar a luta porque o discurso de que a terceirização é boa, na verdade procura camuflar a discriminação entre companheiros, a precarização e a retirada de direitos de todos os trabalhadores. Ótimo 1º de maio de luta e reflexão para todos e todas.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos