Jorge Nazareno

Avanço em relação a pauta trabalhista

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 20 maio 2015

Foi uma vitória a aprovação pela Câmara dos Deputados da emenda que institui a fórmula 85/95. Com essa possibilidade, o trabalhador poderá finalmente ter acesso ao valor da aposentadoria integral (limitado ao teto da Previdência Social, que é de R$ 4.663,75).

A emenda não extingue o fator, como sempre reivindicamos, mas já institui uma alternativa. Por isso, é um avanço no sentido das conquistas da pauta trabalhista.

Agora, temos de lutar para que os senadores aprovem a fórmula 85/95, assim como pressionar o governo para que não vete essa importante medida.

De outro lado, há uma vasta lista de projetos que provocam prejuízos aos trabalhadores, que agora só dependem da decisão do Senado, para entrar ou não em vigor. É o caso, por exemplo, do projeto das terceirizações, que abre a possibilidade para a terceirização das atividades fins, ou seja, para que na produção das metalúrgicas não haja metalúrgicos, mas trabalhadores ditos especializados em funções específicas, que bem podem ser PJs (pessoas jurídicas) ou cooperados. Uma realidade, que, com muita luta conseguimos afastar de nossa categoria.

É contra tudo isso que vamos, junto com o conjunto dos trabalhadores, construir o Dia Nacional de Lutas, no dia 29 de maio, para, com uma forte pressão social, convencer os parlamentares e o governo a trabalharem conforme os interesses dos trabalhadores. Convocamos a categoria a fortalecer a mobilização!