FIQUE SÓCIO!

Jorge Nazareno
COMPARTILHAR

Aliada contra o fator previdenciário

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 09 jun 2015

Há 16 anos os trabalhadores são prejudicados pela aplicação do fator previdenciário no momento em que pedem suas aposentadorias, com redução de até 40%. Essa realidade pode estar perto do fim, basta a presidenta Dilma Rousseff aprovar a fórmula 85/95.

Se aprovada, o trabalhador poderá ter acesso a uma aposentadoria bem melhor. A fórmula não elimina o fator, mas já é uma alternativa. Por isso temos que pressionar para que o governo não vete essa importante medida.

Na prática, para fugir do fator, à soma do tempo de contribuição e da idade do segurado, deve atingir 85 pontos para as mulheres e 95 pontos para o homem. Um exemplo simples, é o trabalhador ter 35 anos de contribuição e 60 anos de idade.  Para trabalhadora, 30 anos de contribuição e 55 anos de idade.

Com a fórmula em vigor, aqueles que já tiverem tempo de contribuição, mas que ainda não tiverem atingido a soma 85 ou 95, por causa da idade, terá incentivos para fugir do fator previdenciário. Além do congelamento da tábua de expectativa de vida, cada ano seguinte de trabalho vai valer por dois.

É contra o fator que temos que lutar, e, no momento, a fórmula 85/95 é a nossa maior aliada. Por isso temos que nos mobilizar nas fábricas e redes sociais, para mostrar ao governo que somos contra o fator. Nas redes sociais, use a hashtag #AprovaDilma a Fórmula 85/95.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07