Campanha Salarial: assembleia na Federação dá início a luta por aumento salarial

Por Auris Sousa | 22 ago 2023

A categoria metalúrgica entrou oficialmente em Campanha Salarial nesta terça-feira, 22, quando dirigentes dos 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo aprovaram o início das discussões em assembleia, realizada na Federação. A luta será por aumento real, valorização do piso salarial, 40 horas semanais, cláusulas específicas para as mulheres, entre outros.

Metalúrgicos e metalúrgicas dão início a Campanha Salarial 2023 [Foto: Auris Sousa]

A partir de agora, cada entidade vai iniciar a mobilização nas fábricas que atua para reforçar a organização da categoria, que vai se organizar para construir a pauta de reivindicações que será entregue e negociada com os grupos patronais. Em Osasco, a assembleia deve acontecer em setembro.

Presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), defende a valorização do piso salarial [Foto: Jaelcio Santana]

“Vamos precisar intensificar a mobilização dos metalúrgicos e metalúrgicas para conquistarmos o aumento real. Temos que rediscutir a questão do piso salarial, para valorizá-lo ainda mais. A valorização do piso da categoria, então, precisa ser uma das nossas bandeiras de luta”, defendeu o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), durante assembleia.

Presidente da Federação, Eliseu Costa, disse que categoria terá que intensificar a mobilização [Foto: Auris Sousa]

Mobilização

A necessidade de reforçar a mobilização nas fábricas também foi ressaltada pelo presidente da Federação, Eliseu da Costa. “Temos que mobilizar a categoria, se não tiver mobilização não teremos boa negociação, porque quando os patrões sabem que as bases estão mobilizadas facilita muito a negociação. Depende de nós melhorarmos o poder aquisitivo, essa missão é nossa, é de toda categoria”, disse.

Magrão fala da luta pelas 40 horas semanais [Foto: Auris Sousa]

Para Claudio Magrão, vice-presidente do Sindicato e secretário-geral da Federação, “as 40 horas semanais deve permanecer entre as reivindicações da categoria, sem a redução de salários. Se a redução não vir pela luta, ela virá pela necessidade do mercado. Por isso temos que garantir que o salário não seja reduzido. E só teremos avanços, por meio da luta, lutando”.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, fala de cláusulas específicas para as mulheres [Foto: Auris Sousa]

Já o presidente da Força Sindical, Miguel Torres propôs que mais clausulas especificas para as trabalhadoras metalúrgicas sejam incluídas na Convenção Coletiva.

Conjuntura Econômica

Na assembleia, os dirigentes também debateram a conjuntura econômica do Brasil. A Federação compartilhou dados importantes do Banco Central que projetam uma inflação de 4,69%, no período da data-base da categoria, 1º de novembro. Este percentual é uma projeção, então ela pode variar para mais ou para menos.

Rodolfo Viana, técnico do Dieese, compartilhou alguns dados que podem contribuir com a categoria, durante as negociações. Entre eles, a geração de emprego no setor. Neste ano, a metalurgia atingiu 874.879 postos de empregos no estado de São Paulo. É a melhor marca desde 2015, quando o setor tinha 880.112 no estado.

Informações sobre o setor metalúrgico e dados econômicos foram apresentados [Foto: Auris Sousa]

Além destes dados, o desempenho das demais categorias refletem nas negociações.  Segundo o Dieese, das 165 negociações analisadas até 10 de agosto, 89,1% conquistaram aumento real. “São nestas informações que temos que nos apegar, temos um cenário favorável, mas só a mobilização que fará a diferença”, enfatizou o secretário-geral do Sindicato, João Batista.

Sindnapi – Milton Cavalo, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas) e diretor do Sindicato, agradeceu o apoio que tem recebido dos dirigentes e se colocou à disposição para auxiliar na luta dos companheiros. “A diretoria está unida para darmos continuidade no trabalho que o João [Inocentini, que morreu durante seu mandato como presidente dos Aposentados] começou. Temos várias parcerias e vamos continuar com elas, o que precisarem do Sindnapi sobre questões previdenciárias, podem contar com a gente. Estamos juntos”, enfatizou Cavalo.

Milton Cavalo, presidente do Sindnapi), agradece apoio e se coloca à disposição dos dirigentes [Foto: Jaelcio Santana]