Seminário do CISSOR discute ações para intensificar a luta por saúde e segurança na região

Por Auris Sousa | 05 out 2023

O CISSOR (Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região) realizou nesta quarta-feira, 4, um seminário para discutir as ações que serão implantadas nos próximos meses em prol da saúde e segurança da classe trabalhadora da região. O encontro, que aconteceu em Ibiúna, contou com a presença de representantes sindicais de diversas categorias da região, entre eles diretores do Sindicato, que se comprometeram a intensificar a luta por melhores condições de trabalho.

Presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho), durante seminário do CISSOR

Em grupos, os dirigentes discutiram ideias e fizeram propostas que podem colaborar por mais segurança no local de trabalho. Entre elas, o fortalecimento da fiscalização e a adoção, por parte das empresas, das medidas de segurança. Uma das principais deliberações do encontro foi a realização de reuniões mensais periódicas entre as entidades para pôr em prática e acompanhar as ações propostas.

“Essa iniciativa visa estabelecer um diálogo contínuo entre os sindicatos da região, que fazem parte do CISSOR, a fim de fortalecer a luta por melhorias significativas no cenário da saúde e segurança regional”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan.

Fortalecimento da Luta

O presidente do CISSOR, José Elias de Gois, ressaltou a importância da união entre os sindicatos e destacou que somente com esforços conjuntos será possível alcançar um ambiente de trabalho mais seguro.

Gois, presidente do CISSOR, destaca importância da unidade

“As reuniões já aconteciam, mas, agora, passarão a ser realizadas de forma periódica. Com esta nova metodologia, a gente busca intensificar as ações e discutir os problemas comuns a todas categorias, claro que cada uma tem as suas particularidades, mas o objetivo é utilizar desta nossa organização para dinamizar a luta e cobrar melhorias efetivas das autoridades competentes, no que se refere a saúde e segurança do trabalhador”, explica Gois.

O diretor do Sindicato Marcelo Mendes concorda. Representando o Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), Marcelo enfatizou que, diante das mudanças legislativas e de contextos sociais, a busca por direito a saúde e segurança no trabalho e assistência previdenciária se torna cada vez mais primordial.

Diretor Marcelo Mendes destaca a necessidade da luta contra retrocessos

“É preciso lembrar que a lei da terceirização, a reforma trabalhista e previdenciária foram aprovadas com o discurso de modernizar a legislação e gerar empregos, mas o que de fato trouxeram foi a precarização dos contratos de trabalho e consequentemente a precarização das remunerações, das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores. A intensificação da luta por melhores condições de trabalho é fundamental para promover uma sociedade mais justa para todos e todas”, destaca Marcelo.

Clemente, João, Marcelo, Garrafa, Alex, Gois e Ratinho

O secretário-geral do Sindicato, João Batista, os diretores Carlos Eduardo (Garrafa) e Alex da Força, e Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, também participaram do seminário.