FIQUE SÓCIO!

Miguel Torres
COMPARTILHAR

Menos juros, mais empregos!

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  31 jul 2015

Nesta terça-feira, 28, tem início a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que vai definir como ficará a taxa básica de juros (Selic). E as previsões dos economistas são das piores possíveis: a taxa Selic deve chegar aos proibitivos 13,75% atuais. O anúncio da nova taxa será realizado na quarta-feira, dia 29.

Simultaneamente ao início da reunião do Copom, a Força Sindical, e as demais Centrais, farão uma manifestação contra os juros altos. O ato acontecerá em frente ao prédio do Banco Central, na Av. Paulista, 1.804, a partir das 10 horas.

A justificativa do governo de promover o aumento dos juros como forma de combater a inflação é equivocada. O aumento da taxa de juros só serve para fazer a crise crescer, aumentar o desemprego e fazer os salários despencarem. Aumentar os juros não é o remédio adequado para nossa ‘doença’ atual. É caminhar na contramão do desenvolvimento econômico.

Enquanto o governo continuar optando por atender os interesses dos grandes especuladores, em detrimento da classe trabalhadora, as coisas não vão funcionar, e a redução do consumo, da produção e dos empregos vai continuar em ritmo acelerado.

Juros altos inibem a produção e o consumo, degradam a indústria nacional, provocam a perda de centenas de milhares de empregos e elevam o crédito, entre outros malefícios.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #08