Miguel Torres

Juros só aumenta no País

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  16 jun 2015

Na última quarta-feira, 3, o Copom (Comitê de Política Monetária), contrariando os anseios do setor produtivo e dos trabalhadores, aumentou em 0,5% a taxa de juros, elevando-a a 13,75% ao ano, o sexto aumento consecutivo. E o Banco Central já sinalizou que continuará a elevar os juros para “conter” a inflação.

Não bastassem os juros proibitivos, o IBGE divulgou, no mesmo dia, que a taxa de desemprego para o trimestre encerrado em abril alcançou a casa dos 8% (oito milhões de desempregados no País), a maior taxa para o trimestre desde 2012, início da pesquisa. Lembramos que a perda do emprego, e sua consequente dificuldade de sustento, faz com que milhares de trabalhadores migrem para a informalidade.

Nosso crescimento econômico é irrisório, os juros não param de subir (e a inflação está aí), a desindustrialização segue num crescente, pondo em risco a sobrevivência das empresas e de mais postos de trabalho, a produção diminui a cada dia, assim como o consumo das famílias.

A classe trabalhadora anseia por novos rumos na economia em busca de um País mais justo e igualitário, com desenvolvimento, geração de novos postos de trabalho e distribuição de renda. Mas, para isto, o governo tem de repensar o Brasil e voltar seus olhos para os trabalhadores. E que seja rápido!

Miguel Torres
presidente da Força Sindical