Mais de 37 mil casos de violência sexual infantil foram denunciados pelo Disque 100

Por Auris Sousa | 18 maio 2017

Em dois anos, 2015 e 2016, foram registradas no Disque 100 mais de 37 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, na faixa etária entre menos de 1 mês e 18 anos. Das vítimas, 67,69% são meninas, enquanto 16,52% são meninos. Os dados foram divulgados na véspera do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado nesta quinta-feira, 18.

Entre as denúncias, 72% foram de abuso sexual e 20% de exploração sexual. “Esses dados mostram a importância de combater esta realidade, que viola e priva a criança e o adolescente do seu direito à liberdade e dignidade”, avalia a diretoria do Sindicato, Gleides Sodré.

Para combater é preciso denunciar. “Toda sociedade precisa estar atenta para que a violência contra a criança e o adolescência saia do anonimato. É preciso identificar os casos e denunciar”, orienta Gleides.

Para ela, os pais têm papel importante na prevenção e identificação do abuso e violência. Bem como a sociedade – tios, vizinhos, professores, que têm sua parcela de responsabilidade e não devem ser omissos. “Ninguém pode se calar diante de uma violação de direitos, principalmente quando envolve crianças. O que não se deve também é colaborar com a cultura do estupro e culpar a vítima e a mãe, como acontece em alguns casos”, adverte a dirigente sindical.

Gleides diz isso porque o delegado Miguel Lucena do Distrito Federal afirmou no início desta semana, em um grupo de WhatsApp usado para transmitir informações oficiais para imprensa, que as “crianças estão pagando muito caro por esse rodízio de padrastos em casa”. A frase fazia referência ao caso de uma menina de 11 anos, estuprada pelo padrasto. “É impressionante como a culpa em diversas situações recai sobre a mulher. É obvio que isso é machismo. Ele criminaliza a mãe, ao invés de punir o real agressor”, enfatiza Gleides.

Após a repercussão do caso, o delegado foi exonerado. Se você presenciar ou tiver conhecimento de alguma violência sexual infantil, ligue para o Disque 100 e colabore com o combate a este crime.