FIQUE SÓCIO!

Sindicato na Imprensa
COMPARTILHAR

Funcionários da Delphi entram em greve por tempo indeterminado

Por Auris Sousa | 03 ago 2015

Os trabalhadores da planta de Cotia da Delphi Automotive amanheceram do lado de fora da linha de produção nesta segunda-feira (3). A decisão ocorreu nesta manhã após uma assembleia com cerca de 400 funcionários. O motivo é contra a decisão da empresa em mudar sua planta para Piracicaba, interior de São Paulo.

O indicativo de greve foi aprovado em reunião no sábado, 1, na subsede de Cotia, que envolveu cerca de 300 trabalhadores, que segundo o Sindicato dos  Metalurgicos, estão indignados com a falta de respeito da empresa com eles e com o Sindicato.

Foto do perfil pessoal do sindicalista Alex da Força que participa das assembleias  com trabalhadoresFoto do perfil pessoal do sindicalista Alex da Força que participa das assembleias com trabalhadores

De acordo com informações do Sindicado, a empresa anunciou aos trabalhadores o novo endereço da planta e deu prazo de somente 30 dias para que eles possam decidir se querem acompanhar a mudança. “Os trabalhadores não têm clareza sobre qualquer pacote de benefícios, nem o Sindicato foi procurado para negociação sobre o assunto”.

Os rumores sobre uma possível mudança de planta já eram antigos. Em maio, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e a empresa se reuniram e uma das pautas eram esses boatos. A empresa respondeu que havia estudos. “Fica claro que a Delphi estudou o tempo que precisou e agora, do dia para noite, coloca toda a pressão sobre 700 famílias. Não negociou com o Sindicato, não teve transparência e responsabilidade com os trabalhadores e a cidade. Por isso, a saída é a greve”, afirma o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

Impactos na economia

Além do impacto direto a família de 700 metalúrgicos – cujas esposas trabalham na cidade e na região, filhos estudam -, a mudança impacta diretamente no município de Cotia e na economia regional. A estimativa do Sindicato é que mais de R$ 40 milhões deixem de ir para a economia em forma de salários, tendo como base a média salarial de R$ 3.500 na empresa. A isso se soma os impactos no sistema de saúde pública, já que a maioria dos trabalhadores não deve migrar com a empresa e, com isso, podem perder convênios médicos. Além disso, haverá as perdas para os prestadores de serviço a Delphi.

Uma nova assembleia acontece neste momento em frente a fábrica que fica no km 29 da Raposo Tavares. [Fonte: Cotia Todo Di / Link: http://www.cotiatododia.com.br/funcionarios-da-delphi-entram-em-greve-por-tempo-indeterminado/]

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07