Jorge Nazareno

Mais ataques aos direitos dos trabalhadores

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 10 jun 2016

opiniao-barra-jorgeMuitos podem não entender o que significa DRU (Desvinculação das Receitas da União), mas ela influencia diretamente na vida dos trabalhadores. Trata-se da possibilidade de o governo diminuir o percentual de recursos destinados a fundos, órgãos e despesas específicas, por meio da arrecadação da Cide (Contribuição sobre o Domínio Econômico). Na quinta-feira, 2, a Câmara dos Deputados aprovou o aumento da DRU de 20% para 30% do Orçamento, até 2023. Agora, estados e municípios também estão autorizados a fazer o mesmo – antes, a DRU existia só para o governo federal.

O FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) é um dos fundos que irão sofrer com a queda de verbas. Isso afeta diretamente os trabalhadores, especialmente, os desempregados. São as verbas do FAT que mantêm o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial, por exemplo. E a medida vem num momento de alta do desemprego.

Ao mesmo tempo, está prevista para esta sexta-feira, 10, a reunião entre centrais e governo sobre a reforma da previdência. As centrais não vão levar propostas para uma reforma e, sim, apontar diversas fontes de arrecadação que o governo deve passar a considerar, como colocar fim as desonerações concedidas às empresas, deixando claro que somos contra as medidas já apontadas pelo governo, que quer instituir idade mínima para aposentadoria e outros ataques.

É por tudo isso que mantemos a organização nas portas de fábrica. Explicar e mobilizar os trabalhadores contra todas essas ameaças é o caminho contra Os ataques de um governo que se confirma defensor da elite econômica e da concentração de renda. Participe e fortaleça a luta.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos