Miguel Torres

Pauta Trabalhista vai à discussão na Câmara

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  10 jul 2014

Uma das mais importantes bandeiras do movimento sindical está próxima de alcançar, pelo menos parcialmente. Trata-se da votação da Pauta Trabalhista, um conjunto de reivindicações dos trabalhadores, que deverá ser analisada na Câmara Federal, em Brasília.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) instalou, na quarta-feira, 2, a Subcomissão Especial do Mundo do Trabalho que irá analisar cerca de 180 projetos, cuja urgência deverá ser definida pelas lideranças sindicais.

Entre os projetos que ganham contorno de prioritários para os sindicalistas encontram-se a extensão da política de valorização do salário mínimo até 2019, a revogação do Fator Previdenciário, a redução da jornada para 40 horas semanais de trabalho – sem redução nos salários, o fim da contribuição previdenciária dos aposentados, a correção da tabela do IR, a redução da taxa de juros e a destinação de 10% do PIB nacional para a saúde, entre outras demandas.

Mas temos de intensificar ainda mais nossa mobilização porque o governo já se manifestou contrário à discussão sobre algumas de nossas reivindicações.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical,
CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo