SEJA SÓCIO!

Diretoria do Sindmetal
COMPARTILHAR

Sindicato repudia ataque à Venezuela e defende a soberania dos povos

Por Diretoria do Sindmetal - Opinião do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 05 jan 2026

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região manifesta seu mais profundo repúdio aos ataques e invasão dos Estados Unidos à Venezuela. Isto porque ferem a soberania nacional, a integridade territorial e o direito à autodeterminação do povo venezuelano, princípios fundamentais do Direito Internacional.

A ação configura clara violação à Carta da ONU (Organização das Nações Unidas), especialmente ao princípio da proibição do uso da força e da não intervenção em assuntos internos de Estados soberanos, colocando em risco a paz e a segurança internacionais.

Esse ataque é uma afronta direta à soberania da Venezuela e representa uma ameaça também aos demais países da América Latina e do mundo, sobretudo diante do evidente interesse norte-americano nas vastas fontes de petróleo venezuelanas. A história demonstra que esse tipo de intervenção e controle político, social e econômico aprofunda desigualdades, impõe arrocho econômico, desmonta políticas sociais e conduz a graves retrocessos.

A diretoria do Sindicato reafirma seu compromisso com a democracia. E defende que conflitos entre nações devem ser resolvidos exclusivamente por meio de diálogo.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #01