Diretoria do Sindmetal

Vamos juntos, rumo aos 60 anos

Por Diretoria do Sindmetal - Opinião do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 08 dez 2022

Estamos prestes a encerrar mais um ano, e o nosso jornal Visão Trabalhista traz uma breve retrospectiva do que foi este 2022. Conquistamos um saldo importante de PLR nas fábricas, muitas foram as vezes que os valores foram maiores que os fechados no ano anterior. A atuação das mulheres na categoria foi reforçada com a atuação das diretoras do Sindicato.

Voltamos a fazer atividades presenciais, entre elas, o Ato em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, o Ciclo de Debates e antecipamos a nossa Campanha Salarial. E o resultado foi satisfatório, alcançamos mais trabalhadores e conquistamos uma Campanha vitoriosa, principalmente no que se refere a garantia dos direitos da Convenção Coletiva.

Tivemos conquistas, inclusive de representação. Isto porque, além dos espaços já ocupados pela nossa diretoria, neste ano, o diretor Marcelo Mendes passou a fazer parte da diretoria do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho). E o diretor Everaldo dos Santos foi eleito como coordenador geral da Força Sindical na Região e também recebeu título de Doutor Honoris Causa, pela sua atuação na luta pela igualdade racial. São nomeações que afirmam que estamos no caminho certo.

Apesar dos pontos positivos. É impossível esquecer as vidas perdidas em decorrência de acidentes de trabalho. Com a morte de nove companheiras e companheiros num único acidente, vivemos, neste ano, a maior tragédia da história recente do Sindicato.  Fomos obrigados a transformar o luto em luta, e assim deverá será no próximo ano, quando alcançaremos os 60 anos.

Vamos atingir esta marca tão importante com o acúmulo de história, experiências, desafios e conquistas. E com uma atuação importante em assuntos que se tornaram pauta permanente e prioritária do Sindicato e, claro, que no próximo ano ganharão ainda mais força. Entre elas, estão Saúde e Segurança, Igualdade de Gênero e Racial, Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Para o próximo ano, a missão de organizar e defender os trabalhadores respeitando os direitos de cidadania e a diversidade como os princípios para a construção de uma sociedade justa segue firme. Contudo, contamos com vocês para tornar esta jornada ainda mais vitoriosa, e que venham muitas conquistas e avanços para todos e todas no próximo ano.

Desejamos Boas Festas a todos os companheiros e companheiras e contar com a força e a participação de todos e todas para que tenhamos um 2023 repleto de lutas e vitórias. Feliz Natal e Feliz Ano Novo!