FIQUE SÓCIO!

Diretoria do Sindmetal
COMPARTILHAR

Um Ano de Lutas e Conquistas

Por Diretoria do Sindmetal - Opinião do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 10 dez 2024

O ano de 2024 foi marcado por intensas lutas e importantes conquistas para os metalúrgicos e metalúrgicas de Osasco e região. Desde o lançamento da 18º Pesquisa Lei de Cotas, que analisa a presença de trabalhadores com deficiência nas fábricas, até as vitórias na negociação coletiva, os trabalhadores mostraram mais uma vez a força e a união da categoria.

Os acordos de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) estão entre as principais conquistas deste ano, ao garantir aos  metalúrgicos e metalúrgicas um dinheiro extra merecido. Além disso, a categoria conquistou o melhor reajuste salarial do ano, tudo isso graças à disposição de luta e confiança nos sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Outro ponto de destaque foi a movimentação da diretoria em prol da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Num projeto com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em São Paulo, inclusive, algumas empresas que não respeitavam a Lei de Cotas passaram a contratar trabalhadores com deficiência. Não à toa que, neste ano, esta luta ganhou reconhecimento do prêmio Sindimais, encontro anual que reúne profissionais de relações trabalhistas e sindicais do Brasil.

Além disso, a saúde e segurança no trabalho foram pautas prioritárias ao longo do ano. Não medimos esforços para cobrar prevenção nas empresas, e fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego naquelas em que foram identificadas irregularidades. Também expusemos a impunidade acerca do acidente na Multiteiner e cobramos por justiça. Diante de tantas desafios e conquistas, encerramos mais um ano com a certeza de que a união e a mobilização da categoria são fundamentais para avançarmos nas lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e da dignidade dos trabalhadores.

Que o ano de 2025 seja ainda melhor, com mais conquistas, avanços nas pautas da classe trabalhadora e unidade na defesa dos nossos interesses. Desejamos trabalho digno e valorizado para todos e todas. Só a luta nos garante. Juntos somos mais fortes!

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #30