Diretoria do Sindmetal

A luta contra o racismo é urgente!

Por Diretoria do Sindmetal - Opinião do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 22 maio 2023

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr durante a partida entre Valencia e o Real Madrid, neste domingo, 21. Toda nossa solidariedade e força ao atleta que desempenhava a sua profissão, quando mais uma vez foi desrespeitado, humilhado e também tem se tornado vítima constante de assédio moral no trabalho.

Infelizmente, o racismo no futebol e na Europa não é uma novidade, mas a perseguição sofrida por Vinícius Jr escancara ainda mais este problema. A torcida de Valencia cometeu um crime ao se utilizar de ações racistas para se posicionar contra o time adversário. E os times, a La Liga, a arbitragem? Omissão ou participação no crime?

Se não bastasse a violência sofrida, de vítima, Vinicius Jr. passou a ser responsabilizado pelas agressões. Sofreu cartão vermelho e a imprensa espanhola tem ignorado a gravidade dos atos racistas e criticado o atacante brasileiro.

O caso precisa ser investigado e os culpados punidos. Não podemos permitir que o preconceito racial e o assédio moral destruam a autoestima das pessoas. Se isso acontece em rede mundial, imaginemos o que acontece quando ninguém vê.

O caso Vinicius Jr. não é isolado. A população negra está entre os piores e mais perversos indicadores de violência, desemprego. O racismo destrói o ser humano, aumenta e fortalece a desigualdades.

Que o racismo não seja visto como normal. Que os responsáveis por este e qualquer outros atos de discriminação sejam punidos. A luta contra o racismo é urgente, cabe a cada um de nós fortalece-la. Como disse a filósofa Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.