Miguel Torres

Mais desenvolvimento e menos juros

Por Miguel Torres - Presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos)  03 dez 2014

A exagerada taxa de juros à qual os trabalhadores brasileiros vêm sendo submetidos, que causa uma desaceleração acentuada da economia, tem explicação: o excesso de gastos do governo e sua intransigência na manutenção de uma política econômica equivocada, que reprime o desenvolvimento industrial e “detona” os empregos.

A Força Sindical, e o movimento sindical como um todo, vêm, há tempos, questionando o governo por manter os juros em patamares tão altos, asfixiando a produção, intimidando o consumo, a geração de postos de trabalho e decompondo nossa já debilitada economia. E os indicadores de mercado prenunciam um novo aumento da taxa básica de juros nas próximas reuniões do Copom, que acontecerão nos dias 2 e 3 de dezembro, além de uma queda do PIB brasileiro para 2015, a exemplo de 2014.

Anualmente o governo perde algo em torno de R$ 200 bilhões com o pagamento de juros. E é justamente este um dos principais motivos para o baixo volume de investimentos públicos no País, e uma das causas da infraestrutura inconsistente que temos – e não apenas no setor produtivo, mas em outras áreas, como saúde, educação, transporte e segurança, entre outras.

Ou seja, ameaça com vigor a qualidade de vida dos nossos trabalhadores e o destino da nossa economia. Essas distorções precisam urgentemente ser corrigidas!

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical