Clemente Ganz

Emprego: a situação na indústria

Por Clemente Ganz - Diretor técnico do Dieese 04 set 2015

O comportamento do emprego na indústria mostra que a situação é grave no setor. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego e Salário do IBGE, nos primeiros seis meses de 2015, o emprego industrial caiu 5,2%. Se comparado ao mesmo período de 2014, a queda é de 6,3% em termos de pessoal ocupado. Essa redução repercute sobre o volume de horas pagas, que, por sua vez, diminuiu 5,8% no semestre e 7,1% na folha de pagamento real.

O resultado é observado nos 18 segmentos pesquisados. Máquinas e aparelhos eletroeletrônicos, produtos de metal e meios de transporte são os mais afetados, com quedas entre 11% e 14%. Ao que tudo indica, pelo quarto ano consecutivo, haverá redução do emprego industrial (houve queda de 1,4%, em 2012, 1,1%, em 2013, e de 3,2% em 2014) talvez superior a 4%. Os reflexos desses resultados para toda a economia são dramáticos.

Não há solução fácil. Além das dificuldades internas, o cenário internacional está complicado. Os conflitos da esfera produtiva e entre o investimento na produção e o rentismo são muitos. É preciso mobilizar e articular as forças sociais para construir soluções e garantir que esse movimento se sustente com a participação dos atores sociais, o fortalecimento das instituições, a democracia, o debate público e o esforço para fazer escolhas orientadas para o bem de todos.

CLEMENTE GANS LÚCIO
Sociólogo, diretor técnico do Dieese