FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Lançado Mini Guia para auxiliar a CIPA na inclusão de pessoas com deficiência

Por Auris Sousa | 24 maio 2024

Agora, os cipeiros e cipeiras podem contar com o “Mini Guia sobre Inclusão e Pessoas com Deficiência para a CIPA” para auxiliá-los na inclusão de pessoas com deficiência no local de trabalho. A publicação foi lançada nesta quinta-feira, 23, pelo Espaço da Cidadania e Santa Causa na Fundacentro.

Parceiros pela inclusão prestigiaram o lançamento do Mini Guia

Durante o lançamento, Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania, explicou que a ideia de criação do Mini Guia surgiu após um curso sobre CIPA ministrado pela Fundacentro, por isso a escolha do local para o lançamento. E, claro, que a Santa Causa abraçou o projeto e, junto do Espaço da Cidadania, o tornou em realidade.

“É um material que tem a intenção de dar orientações para os cipeiros e cipeiras para que eles possam contribuir com as pessoas com deficiência”, explica Rafael Publio, um dos diretores da Santa Causa.

Leandro Vital (Espaço), Rafael Publio e Aline Morais (Santa Causa) e Clemente (Espaço da Cidadania)

Entre os destaques do Mini Guia, estão as estratégias apontadas para a CIPA apoiar a inclusão. Ao todo, a publicação apresenta oito pontos que discorrem sobre conscientização, comunicação, acessibilidade, adaptações razoáveis, recrutamento e seleção, combate à discriminação, gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes e procedimentos em situações de emergência.

A publicação também explica quem são as pessoas com deficiência, as principais barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência no local de trabalho e faz orientações sobre acessibilidade. Além disso, de forma breve, apresenta para os cipeiros e cipeiras as principais leis que beneficiam as pessoas com deficiência, entre elas, a Lei de Cotas, de nº 8.213/1991).

“A CIPA tem um papel fundamental na inclusão, porque incluir pessoas com deficiências nas empresas é lutar fundamentalmente na defesa da saúde do trabalhador, porque você lutando por acessibilidade e inclusão melhora o ambiente para todos. Esta orientação que está sendo dada no Guia é fundamental”, avalia o Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, Remígio Todeschini.

Vale destacar que as noções sobre inclusão é uma das novas atribuições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios), prevista na NR (Norma Regulamentadora) 05, que estabelece os parâmetros e os requisitos para instituição e funcionamento da CIPA.

Clique aqui e acesse a versão online do Mini Guia, disponibilizado pela Santa Causa.

Assista também: 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #10