Quase 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência

Por Auris Sousa | 27 abr 2012

De acordo com pesquisada divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010 tinha no Brasil 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora e mental). Isso representava 23,9% da população brasileira, já que o no período o país registrava cerca de 190 milhões de brasileiros.

A pesquisa mostra a deficiência visual é a mais frequente entre a população. Ao menos, 35, 8 milhões de pessoas têm dificuldades para enxergar, mesmo com óculos ou lentes de contato. A deficiência visual severa atingia 6,6 milhões de pessoas, sendo que 506,3 mil eram cegos.

A dificuldade de locomoção afetou 13,3 milhões de pessoas. A deficiência motora severa foi declarada por 4,4 milhões de pessoas, das quais 734,4 mil não conseguiam caminhar ou subir escadas de modo algum.

Já a deficiência auditiva atingia 9,7 milhões de pessoas. Dessas, 2,1 milhões pessoas declaram ter a deficiência auditiva severa, das quais 344,2 mil eram surdas. A deficiência mental ou intelectual, também considerada severa, foi declarada por 2,6 milhões de pessoas.

Por região – O maior percentual de pessoas com algum tipo de deficiência foi encontrado na Região Nordeste (26,6%), enquanto que a Sul e a Centro-Oeste mostraram as menores proporções (22,5%). Rio Grande do Norte (27,8%), Paraíba (27,8%) e Ceará (27,7%) apresentaram os maiores percentuais. Já Roraima (21,2%), Santa Catarina (21,3%) e Mato Grosso do Sul (21,5%) tiveram as menores incidências. [Foto: Divulgação/Stock]