Gilberto Almazan

Vamos preservar a vida!

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 22 nov 2023

TAGS

Discutir os impactos da degradação do meio ambiente na vida das pessoas tem se tornado uma questão cada vez mais urgente e essencial. As fortes ondas de calor, intensas chuvas, rajadas de ventos e as secas comprovam que as nossas ações precisam mudar.

A degradação do meio ambiente tem consequências diretas na saúde das populações, com o surgimento de novas doenças (como a Covid-19), aumento das alergias respiratórias, contaminação de alimentos e água, e a perda de biodiversidade.

A necessidade de discutirmos uma transição justa para enfrentar a questão climática é urgente. Por isso, frequentemente, também chamamos a atenção da categoria para esta questão. Precisamos buscar uma transição justa que, ao oferecer mudanças necessárias para a questão ambiental, não piore as condições de vida da população. É fundamental buscarmos alternativas que não ofereçam impactos ao emprego, à educação, a saúde e a moradia digna. É preciso priorizar a implementação de políticas ambientais que considerem as desigualdades socioeconômicas e promovam a participação popular ativa na tomada de decisões.

Portanto, diante dos desafios da questão climática, é fundamental que a sociedade como um todo se mobilize para promover ações que visem à preservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. É necessário que as pessoas se conscientizem sobre a importância de suas escolhas individuais e coletivas, incentivando práticas sustentáveis no dia a dia e exigindo políticas públicas que assegurem uma transição justa para um futuro mais sustentável e equânime para todos e todas.

Vamos juntos lutar pelo futuro que queremos, que precisamos! Vamos juntos preservar a vida!