FIQUE SÓCIO!

Claudio Magrão
COMPARTILHAR

Por uma política nacional de valorização da Indústria

Por Claudio Magrão - Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 18 abr 2023

Nos últimos anos o Brasil vem passando por um forte processo de desindustrialização e, consequentemente, pelo fechamento de milhares de postos de trabalho de maior qualificação profissional e salários melhores.

Os fatores vão desde a ausência de políticas industriais para o país, passando pelo avanço tecnológico, até a concorrência internacional desleal em termos de custo. Além do desemprego e a degradação da massa salarial, a alternativa mais fácil e nociva que empresários e governos têm encontrado, infelizmente, é a precarização do trabalho e o consequente empobrecimento da classe trabalhadora. Naturalmente, empobrecer uma classe social majoritária significa empobrecer a economia de um país como um todo.

Portanto, nada mais óbvio do que incentivarmos e apoiarmos o atual governo para a criação de políticas que façam  ampliar e consolidar cada vez mais nosso parque industrial.  Este, além de forte gerador de empregos, é a atividade econômica direta que mais agrega valores, que consolida mercados e que, sem dúvida, distribui renda para que tenhamos um mercado interno mais forte, distributivo e competitivo.

Precisamos urgentemente revalorizar nossas indústrias para  que agreguem maior valor em todos os sentidos mas, principalmente, no sentido social, aumentando a oferta de empregos, a massa salarial dos trabalhadores e uma distribuição de renda mais equitativa para que, novamente, o país possa voltar a um círculo virtuoso em sua economia.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #06