FIQUE SÓCIO!

Gilberto Almazan
COMPARTILHAR

Neoindustrialização com transição justa

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 06 fev 2024

Recentemente o governo federal lançou o plano de neoindustrialização, que tem como objetivo principal estimular a inovação e o desenvolvimento sustentável nacional. No que se refere a indústria, o plano tem a intenção de interromper a desindustrialização, ou seja, fortalecer a indústria brasileira, utilizando-se da indústria verde.

Por anos, o nosso Sindicato tem defendido a necessidade da criação de políticas que fortaleçam a nossa indústria. Fato que não ocorreu no último governo, quando Bolsonaro defendia emprego em detrimento de direitos. Agora, é o momento de recuperar o tempo perdido.

Em artigo conjunto, divulgado no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin, disseram que “a indústria será, nos próximos anos, o fio condutor de uma política econômica voltada para a geração de renda e de empregos mais intensivos em conhecimento, inclusive no setor de serviços. E de uma política social que investe nas famílias – trabalhadores de hoje e de amanhã. O Brasil de novo se volta para um futuro de inclusão social e crescimento econômico com empregos de qualidade.”

É isso que precisamos: de crescimento econômico, que pense também na justiça social, na geração de empregos, na qualidade de vida dos trabalhadores. Quanto representantes dos metalúrgicos de Osasco e região, a nossa diretoria vai acompanhar este plano, participar de debates, envolver a categoria neles, e cobrar do governo um olhar atento a classe trabalhadora, inclusive no que se refere a formação para que os trabalhadores tenham condições de atuar nesta nova indústria.

Companheiros e companheiras, vamos ficar de olho, precisamos nos preparar para o futuro. Os novos tempos vão exigir mais formação, vão exigir unidade para defendermos nossos interesses. Mais do que nunca, precisamos colocar a transição justa no nosso radar.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07