Clemente Ganz

Desafios do mercado de trabalho

Por Clemente Ganz - Diretor técnico do Dieese 18 jun 2015

Depois de uma década, o desemprego volta a atormentar a vida dos trabalhadores.  Sem crescimento econômico, não há geração de emprego. Os indicadores de mercado de trabalho indicam aumento expressivo da taxa de desemprego, comparada com os mesmos meses de anos anteriores.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o desemprego aumentou pelo terceiro mês consecutivo, passando de 11,4%, em março, para 12,4%, em abril. No mesmo mês de 2014, a taxa foi de 11,6%.  Outro dado preocupante é a queda dos rendimentos médios dos ocupados: -1,8%, entre fevereiro e março. Entre março de 2014 e 2015, a redução foi de -8,7%.

A situação tende a se agravar ao longo do ano, com ajuste fiscal, pressão inflacionária, política monetária restritiva, falta de água no Sul e no Sudeste, e excesso no Norte e em alguns estados do Nordeste, operação Lava-Jato, entre outros.

O cenário de recessão, desemprego e queda dos salários coloca constrangimentos reais também para os processos de negociação coletiva. O movimento sindical deverá encarar com prioridade a preservação dos empregos, pleiteando a adoção de medidas que visem preservá-los.  Vem pela frente um período de dificuldades, em que o movimento sindical deve unir forças para lutar pela retomada do crescimento com geração de emprego e aumento dos salários.

CLEMENTE GANS LÚCIO
Sociólogo, diretor técnico do Dieese