Metalúrgico da Hydronics morre após ter rosto esfacelado por torno mecânico

Por Auris Sousa | 10 set 2014

Mais um metalúrgico da base do Sindicato foi vítima fatal de um acidente de trabalho.  Era sábado, 6, quando Wilson da Silva Ramada, de 56 anos, teve o rosto esfacelado por um torno mecânico da metalúrgica Hydronics, em Barueri. O companheiro foi encontrado caído no chão, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A acidente aconteceu por volta das 8h30, neste horário o companheiro estava sozinho no setor de tornearia. Segundo o Boletim de Ocorrência, Ramada foi encontrado por outro trabalhador, que o viu “caído no chão perdendo sangue com uma imensa lesão na cabeça, em seguida gritou por socorro, quando outros companheiros compareceram ao local”.

A Hydronics está localizada no mesmo local em que a metalúrgica Airetron.

Denuncia anônima – O Sindicato tomou conhecimento de que havia acontecido um acidente na região de Barueri ainda no sábado, por meio de uma denuncia anônima. A pessoa que entrou em contato não passou muitos detalhes, inclusive não deixou claro o nome da empresa.

Desde então, os diretores do Sindicato se dedicaram para descobrir em que empresa o acidente havia acontecido e nesta quarta-feira, 10, o diretor Rafael Alves trouxe a confirmação: o acidente aconteceu na Hydronics. Para surpresa do diretor, além de não informar o caso ao Sindicato, a metalúrgica ainda não tinha feito a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e, apesar de ter 30 trabalhadores, não tem Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidente).

Além disso, o diretor observa que o trabalhador não podia estar sozinho no galpão, e que estava com o EPI inadequado para função, e que a empresa estava com o cadastro desatualizado junto ao Sindicato.

Sindicato quer fiscalização urgente

O Sindicato lamenta a morte do companheiro e vai protocolar ainda hoje o pedido de fiscalização no Ministério do Trabalho e Emprego, para que as causas do acidente sejam apuradas, e para que a empresa as corrija.