Jorge Nazareno

Por admin | 21 maio 2013

Diálogo em prol da nossa região.

A região Oeste da Grande São Paulo não tem sido valorizada em função de nossa força econômica e social. A riqueza gerada nas doze cidades e a nossa grande população poderiam ser tratadas de outra maneira.

Tem faltado para as nossas cidades articulação regional. É verdade que em cada uma das cidades há temas específicos, mas há questões que precisam ser enfrentadas regionalmente: poluição, mobilidade urbana, enchentes entre outras.

No passado recente o nosso Sindicato buscou incentivar a articulação regional, no entanto, em duas oportunidades nossas iniciativas não avançaram em função da falta de uma visão regional.

Agora, o desejo do fortalecimento regional tem contagiado positivamente os Prefeitos e outros sujeitos sociais.

Temos apresentado aos Prefeitos a proposta de um Fórum Regional de Desenvolvimento. Essa proposta já recebeu um aceno positivo dos chefes do executivo Municipal de Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Barueri.

Sabemos que para que esse processo seja efetivo será necessário contar com a participação dos empresários e da sociedade civil. Na semana passada, conversamos também com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Castelo.

Agora é preciso aprofundar esse diálogo com as direções sindicais. Esperamos realizar um Seminário para que possamos discutir a nossa identidade regional e o desenvolvimento.

É tempo de construir uma nova agenda regional. Os trabalhadores precisam acompanhar esse processo com a máxima atenção.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos