SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Durante Conferência metalúrgicas debatem diversidade

Por Bianca Silva | 16 set 2025

Durante os dias 12 e 13 de setembro as metalúrgicas de todo o país se reuniram para a 3ª Conferência Nacional do Metal Mulheres, que ocorreu no Centro de Lazer do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, na Praia Grande.  A vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso, participou da conferência junto com as diretoras, Etelvina Guimarães (Teca), Jeane Nilo e Creusa de Oliveira.

Com o tema “Gênero, Equidade, Diversidade e Inclusão”, o encontro trouxe diversos debates. No primeiro dia, os temas foram sobre direito e cidadania, políticas públicas de empoderamento das mulheres. Já o painel de igualdade salarial, equidade e inclusão trouxe dados que foram compartilhados pela economista e técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatística Socioeconômicos), Vivian Machado.

Vivian apresentou as desigualdades vividas pelas mulheres, como o trabalho “invisível” e não remunerado, realizado majoritariamente pelas mulheres, a opressão social e a “justificativa” do amor materno e o dever das mulheres com o trabalho doméstico.

Foto: Dino Almeida

“Ainda vivemos em um mundo corporativo que separa, com aquele discurso de que existe trabalho de homem e trabalho de mulher e que também traz um discurso hierárquico, ondem o trabalho do homem vale mais do que o da mulher”, declarou Vivian.

O segundo dia trouxe novos debates, um deles da desembargadora Federal do Trabalho, Ivani Contini Bramante, que tratou de assuntos como violência no trabalho, assédio moral e sexual. Com um olhar não só para o trabalho de forma presencial, Ivani trouxe a reflexão dos assédios que acontecem de forma online.

Foto: Marcos Mota

“Dentro da OIT (Organização Internacional do Trabalho) temos a recomendação 206 que podem integrar as convenções coletivas dos sindicatos, para auxiliar aquelas que sofrerem assédio no trabalho”, comenta Ivani.

Após as apresentações realizadas durante os dois dias de atividades, a mulherada se dividiu em grupos para criar propostas para fortalecer o crescimento e o desenvolvimento de as mulheres e deixaram sugestões para os próximos encontros.

 

Foto: Dino Almeida

Durante o encerramento, a vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso, realizou uma fala destacando a importância não só dos debates, mas principalmente da participação das cada uma das mulheres.

“Tudo o que aprendemos aqui, é para o nosso crescimento, profissional, pessoal e político, mas principalmente para o nosso crescimento humano. Precisamos fortalecer a organização das mulheres, pois é fundamental ocuparmos espaços legítimos, que nos permitirá defender e ampliar os direitos das trabalhadoras”, enfatizou Mônica.

 

Leia também:

Sarau “Potência Inclusiva” acontece nesta sexta-feira no Sindicato

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #25