Sessão de filmes marca 47 anos sem Zequinha Barreto

Por Auris Sousa | 13 set 2018

Na próxima segunda-feira, 17, a partir das 19h, o Sindicato dos Químicos vai receber uma sessão de filmes que lembra o aniversário dos 47 anos de morte de Zequinha Barreto. O evento faz parte da programação organizada para marcar os 50 anos da greve de 68, organizada por uma comissão que reúne diversas entidades, inclusive o nosso Sindicato.

Ao todo, serão exibidos três documentários de autoria de Roque Aparecido. São eles: O Massacre de Buriti Cristalino, que fala sobre o massacre que resultou na morte de Zequinha Barreto e Carlos Lamarca. À Luz do Dia. Fala sobre ato que ocorreu em 2009, quando prefeito de Brotas de Macaúbas sancionou a Lei que estabelece feriado municipal no dia 17/09 em memoria a Barreto e Lamarca. O outro fala sobre a inauguração do Memorial aos Mártires.

Além destes, será exibido o curta “Zequinha Barreto: Memória e Resistência”, criado por Vinicius Paroni e Pedrina.

Zequinha Presente – Zequinha foi um líder operário durante a Ditadura Militar. Ele foi um dos metalúrgicos torturado em São Paulo por participar da greve de Osasco, em 1968. Vivendo na Clandestinidade junto ao Lamarca, foi descoberto e assinado pela repressão em 17 de setembro de 1971.

Compareça à sessão e conheça um pouco mais da história deste companheiro, que perdeu a vida na luta contra a Ditadura, e da história do nosso país.

Serviço:

Sessão de Filmes