Prorrogado prazo para acordos de redução e suspensão de jornada; exija a participação do Sindicato

Por Auris Sousa | 20 out 2020

O governo federal prorrogou para até 31 de dezembro de 2020 os termos do programa que autoriza as empresas a suspender contratos de trabalho e reduzir as jornadas e salários durante a pandemia. O decreto foi publicado no DOU (Diário Oficial da União) na quarta-feira, 14.

Criado em abril, o programa já foi prorrogado por duas vezes. De acordo com o Ministério da Economia, 18,4 milhões de acordos desse tipo foram firmados até o momento. São 9,7 milhões de trabalhadores abrangidos. A maior parte dos acordos foi firmada no setor de serviços (9,3 milhões). Em seguida, comércio (4,6 milhões) e indústria (3,9 milhões).

ATENÇÃO – O Sindicato orienta os trabalhadores a não fazer qualquer negociação individual, e buscar junto aos diretores a negociação coletiva como forma de garantir as melhores condições para os trabalhadores.

“Nos últimos meses, aprovamos muitos acordos superiores ao que é oferecido pelos parâmetros do Governo Federal. Isso só foi possível graças a confiança e organização dos trabalhadores e trabalhadoras. Este é o momento de unirmos forças, temos de preservar a renda, a saúde e o emprego para o maior número de trabalhadores possível”, explica o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan.