SEJA SÓCIO!

Jorge Nazareno
COMPARTILHAR

Vote sim pela reforma política

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 02 set 2014

Até domingo, 7, acontece o Plebiscito Popular por Constituinte Exclusiva pela Reforma Política. Organizado por diversos movimentos sociais, o plebiscito é uma forma de demonstrar a vontade da população em relação a organização do sistema político em nosso país.

É um plebiscito popular, logo, não é oficial, mas tem muita força porque pretende reunir 10 milhões de votos em favor da convocação da Constituinte Exclusiva pela Reforma Política.

Essa é uma reforma necessária para o bem do Brasil e dos brasileiros, cuja maioria não é representada no Congresso. Mulheres, negros, jovens são minoria. Empresários são maioria em relação a representantes dos trabalhadores.

A reforma política precisa ser pactuada pelo conjunto da sociedade, mas, é importante que seja feita por um Congresso Constituinte que de maneira exclusiva se debruce sobre essa questão. Do contrário – se entrar na pauta de discussão do Congresso Nacional – corre o risco de ser misturada a uma agenda cujo pragmatismo e as emergências quase sempre a empurra para um plano menor.

Além do mais, essa é uma demanda que nasce do clamor popular, das manifestações de junho de 2013. É necessário dar continuidade a essa luta, votando no plebiscito, mais um instrumento de pressão, em busca de melhorias na forma como se organiza o nosso sistema político.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos
Metalúrgicos de Osasco e Região
[email protected]

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #02