SEJA SÓCIO!

Diretoria do Sindmetal
COMPARTILHAR

Rumo a um 2026 de mais vitórias e organização

Por Diretoria do Sindmetal - Opinião do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 09 dez 2025

Este ano de 2025 vai ficar marcado por mobilização intensa, conquistas importantes e pela reafirmação do papel fundamental do Sindicato na defesa dos direitos. Fizemos muito, e fizemos juntos.

Nossa campanha salarial foi vitoriosa, mais de 90% da categoria teve reajuste de 5,74% garantido, preservamos os direitos das Convenções Coletivas e reforçamos a importância da negociação coletiva como um instrumento indispensável para enfrentar os desafios impostos pelos patrões.

Além dos acordos fechados durante a Campanha Salarial, avançamos naqueles específicos de cada empresa, como PLR (Participação nos Lucros e/Resultado), salário em dia. Por mais um ano, o direito ao trabalho das pessoas com deficiência foi garantido.

Na esfera nacional, conquistamos grande avanços naqueles que impactam diretamente a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, como a isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5 mil, que representa mais dinheiro no bolso para que mais precisa e justiça fiscal. Da mesma forma, a taxação dos super-ricos é uma vitória fruto da pressão social por um país mais justo, onde quem tem mais contribui mais.

Também teve avanços pela democrática. A condenação dos golpistas reafirma que ataques ao Estado Democrático de Direito não serão tolerados. É uma conquista que protege a nossa democracia.

Encerramos 2025 com a sensação de dever cumprido, mas conscientes de que muito ainda precisa ser feito. Por isso, entramos em 2026 com energia renovada e com uma agenda de lutas que reflete as necessidades reais da categoria.

Para o próximo ano, vamos reforçar a luta pelo fim da escala 6×1, modalidade que compromete a saúde e convívio social e familiar do trabalhador. Seguiremos firmes pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial, uma pauta histórica e fundamental para termos mais qualidade de vida. E continuaremos cobrando igualdade salarial entre homens e mulheres, porque não aceitamos que companheiras que desempenham as mesmas funções recebam menos.

2026 já nasce como um ano desafiador, mas também cheio de possibilidades. Se chegamos até aqui com tantas vitórias, é porque caminhamos juntos, com unidade, diálogo e organização. E é assim que seguiremos: rumo a um 2026 de mais conquistas, mais direitos e mais força para a nossa categoria.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #26