FIQUE SÓCIO!

Opinião
COMPARTILHAR

Juros menores, mais empregos

Por Auris Sousa | 21 nov 2013

Juros menores, mais empregos

A Força Sindical, ao lado das demais Centrais Sindicais, irá realizar, no próximo dia 26, um protesto em frente ao Banco Central, em Brasília. É que, nesse dia, o governo vai iniciar a reunião que vai decidir  a nova taxa de juros que, infelizmente, deverá subir mais uma vez.

É importante ressaltar que a decisão em manter a taxa Selic alta é uma perversidade para com os trabalhadores. Esta decisão está em descompasso com a perspectiva de crescimento expressivo da economia brasileira. A aplicação dessa política restritiva, por parte das autoridades monetárias, prejudica o início da fase de franca expansão da economia brasileira.

Devido à insensibilidade social do Banco Central, temos hoje a triste marca de ocuparmos o posto de campeões mundiais de juros altos. Vale lembrar que a Selic funciona como uma referência para todos os sistemas de crédito do País, sendo que os bancos públicos e privados devem acompanhar o movimento da Selic, restringindo o crédito, o consumo interno e a produção.

Acreditamos que o Brasil precisa manter o compromisso com o desenvolvimento, com o emprego e a geração de renda, com a qualificação profissional e com taxas de juros menores.  Mas, infelizmente, o Copom insiste em impor um forte obstáculo ao desenvolvimento do País.

Insistimos que a manutenção dos juros em patamares estratosféricos é contrária a qualquer projeto de estímulo da retomada do crescimento econômico. Os tecnocratas do Copom querem especulação, já os trabalhadores anseiam por desenvolvimento com distribuição de renda.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical e da CNTM

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #05