SEJA SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Homenagem a militantes históricos reforça importância da luta da classe trabalhadora

Por Auris Sousa | 01 set 2025

TAGS

Uma emocionante homenagem a três nomes que marcaram a história da luta da classe trabalhadora em Osasco: João Joaquim, Joaquim Miranda e José Pedro, reforçou na sexta-feira, 29, a importância da unidade e da incessante busca por justiça social. Os três companheiros, que já fizeram parte da diretoria do Sindicato, carregam em suas trajetórias um legado de coragem, resistência e dedicação em defesa de direitos.

João Joaquim, Ratinho, José Pedro e Joaquim Miranda

João Joaquim e Joaquim Miranda foram protagonistas da histórica greve de 1968, que se consagrou como símbolo de enfrentamento à ditadura civil-militar. Ao lado de outros companheiros, como José Ibrahin, ajudaram a construir um marco de resistência que até hoje inspira gerações. Já José Pedro teve atuação destacada na greve de 1978, momento que reaqueceu as mobilizações operárias no Brasil.

Ratinho entrega troféu homenagem a Joaquim Miranda

“A luta desses companheiros mostra que nada do que conquistamos veio de graça. Foi com coragem, enfrentamento e muita solidariedade. É uma honra muito grande ter os três na base como trabalhadores, como diretores e por tê-los até hoje com a gente”, destacou o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho).

João Joaquim: “O dia de hoje é muito importante. Não podemos negar a história e este Sindicato tem uma história muito representativa e eu fiz parte desta história”

João Joaquim: “O dia de hoje é muito importante. Não podemos negar a história e este Sindicato tem uma história muito representativa e eu fiz parte desta história”

Durante a cerimônia, cada um recebeu homenagens acompanhadas de falas que relembraram não apenas suas trajetórias de luta, mas também a importância pessoal e coletiva de cada um. “Este trio é o símbolo da nossa luta”, resumiu bem João Paulo Cunha.

Ao lado de Joaquim Miranda, Sônia Miranda destacou o quanto ele sempre defendeu e buscou a justiça para todos e todas

João Paulo destacou os pontos fortes de cada um. “Joaquim Miranda é quase um Paulo Freire falando, ele vai desenhando as coisas, ele traz metáforas que é para você entender. João Joaquim é alegria, ninguém vê ele cabisbaixo, triste, ele é sempre para cima. José Pedro, sempre olhando a classe trabalhadora”, pontuou.

Ao lado de João Paulo Cunha, Zé Pedro destacou a importância da luta por uma sociedade mais justa

Rui Falcão e Emídio de Souza, deputado estadual, estavam entre os presentes que colaboram para a noite de homenagem ser ainda mais especial. 

Rui Falcão e Emídio de Souza fizeram questão de compartilhar momentos vividos com os três homenageados

Entre memórias e reconhecimentos, o clima foi de gratidão e reafirmação da necessidade de manter viva a história construída por eles. A homenagem reforçou, então, que o legado de João Joaquim, Joaquim Miranda e José Pedro precisa permanecer presente, para que as diversas gerações de trabalhadores possam dar continuidade a luta por um Brasil mais justo, democrático e soberano.

Leia também: 

Com 97,2% dos votos, categoria elege nova direção do Sindnapi no 7º Congresso; Lideranças do Sindicato estiveram presentes

 

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #23