Sindicato quer melhoria na mobilidade urbana

Por Auris Sousa | 19 nov 2013

Após receber reclamações de trabalhadores e empresários referente ao trânsito na região da Vila Menk, em Osasco, o Sindicato articulou uma reunião entre o prefeito da cidade, Jorge Lapas, e empregadores do entorno, intermediada pela secretária do Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão Mônica Veloso, que também é secretária-geral licenciada da entidade. A reunião aconteceu na empresa Liceu e contou com a participação da diretoria do Sindicato e empresários de Osasco.

A entidade marcou o encontro depois que alguns trabalhadores reclamaram do transtorno que sofrem diariamente no trânsito. “A situação está péssima. O acesso à empresa está critico, tem muita carreta parada e isto dificulta ainda mais o trânsito”, desabafou um companheiro da Liceu.

Para amenizar o problema na região, que fica na zona norte de Osasco, Lapas apresentou um pacote de obras, que contempla a urbanização do Jardim Santa Rita e ações na região do Rochdale. Nele estão: melhorias na malha viária, atendendo também o polo industrial da região; implantação da avenida Panorâmica e de uma via paralela à rua Hermann. A região também será beneficiada com as canalizações do córrego do Baronesa e de um novo trecho do Braço Morto do Rio Tietê, assim como a implantação de uma via marginal no trecho entre as avenidas Presidente Kennedy e Presidente Médici.

“A previsão é que as obras sejam concluídas em março ou abril [de 2014]. Concluídas [as obras] já dá uma aliviada no trânsito”, avaliou Lapas.

Segundo Mônica, o investimento na mobilidade urbana reflete na melhoria de vida dos trabalhadores. “Como presenciamos aqui: deve existir o comprometimento de todas as partes para resolver a situação da mobilidade urbana e o foco principal é atender o trabalhador”, concluiu.

A secretária considera fundamental que sindicatos e empresas participem da discussão com a prefeitura. “O poder público se aproxima da sociedade, apresenta as propostas e escuta as reivindicações. A troca é muito importante. Além disso, a empresa que se instala na cidade também tem que pensar a cidade as empresas que estão aqui mostram que têm essa preocupação”, enfatizou.

Além da Liceu, participam do encontro as seguintes empresas  Nekarth, Caramori, Piovan, Jedal, Tensacciai, Blankinox, Transjoia, PGP e Rodrigão Transportes.

Visita na fábrica

Antes da reunião com empresários, o prefeito de Osasco fez questão de visitar e cumprimentar os metalúrgicos da Liceu, que torcem para que a situação do trânsito da região melhore. “Espero que a prefeitura dê um jeito. O fluxo de carro é grande, não é mole ficar parado no trânsito. Só os engenheiros para dar uma ideia ou colocar ordem”, ressaltou um trabalhador da Liceu.