Jorge Nazareno

Pela Agência de Desenvolvimento Regional

Por Jorge Nazareno - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 20 mar 2014

Na última reunião do Fórum de Desenvolvimento Regional, tomamos a iniciativa de dar início aos trabalhos para que a região possa a também contar com uma Agência de Desenvolvimento Regional.

Seguindo os exemplos de sucesso de Guarulhos e do ABC, o projeto é que a Agência seja um polo articulador de políticas públicas para promover o desenvolvimento regional. No ABC, por exemplo, a Agência foi a promotora de investimentos em Educação, Trabalho, fomento a arranjos produtivos, marketing regional, incubadora de empresas, diversificação da produção entre muitas outras atividades.

O objetivo é elemento essencial para a construção de políticas públicas modernas para a nossa região, que tenha o trabalhador como um de seus sujeitos.

Junto ao Consórcio Regional e ao Fórum, a Agência vem a ser o terceiro eixo para compor as forças necessárias a articulação regional entre trabalhadores, empresários e sociedade civil.

É assim que acreditamos que vamos dar força a economia regional, ampliar a geração de empregos, num processo em que o diálogo social é o grande propulsor.

Para nós, trabalhadores, também é importante ser parte neste debate fundamental para o futuro da nossa região. Temos de ser sujeitos do debate que diz respeito a como se dá a geração de emprego, a abertura de novas empresas, dizer o que é melhor para nossas cidades, sob a perspectiva dos trabalhadores.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos