FIQUE SÓCIO!

Gilberto Almazan
COMPARTILHAR

Juros altos prejudicam trabalhadores

Por Gilberto Almazan - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região 01 ago 2023

Os juros altos impactam diretamente as condições de vida dos trabalhadores e das trabalhadoras. Isto porque a taxa de juros elevada dificulta o acesso ao crédito, torna os empréstimos mais caros e encarece os financiamentos imobiliários e de veículos, por exemplo. E reduz o poder de compra e aumenta o endividamento da população.

Outro ponto importante é o impacto dos juros altos sobre o endividamento dos trabalhadores. Com taxas elevadas, as parcelas dos empréstimos se tornam mais pesadas, fato que dificulta o pagamento das dívidas e leva muitas pessoas à inadimplência.

Além disso, a elevação dos juros prejudica o investimento empresarial. Com custos de capital mais caros, as empresas tendem a reduzir seus investimentos em expansão, modernização e contratação de mão de obra. Essa falta de investimento produtivo contribui para o aumento do desemprego e reduz as oportunidades de emprego e renda para os trabalhadores.

Sendo assim, a redução dos juros pode trazer reflexos positivos para o aumento do emprego, melhorando as condições de vida e perspectivas no mercado de trabalho para os trabalhadores. Isto porque ao diminuir o custo do crédito, incentiva-se o consumo, o investimento empresarial e, consequentemente, a geração de empregos.

Portanto, é fundamental pressionarmos o Banco Central pela redução dos juros e cobrarmos a efetivação de políticas econômicas que busquem um ambiente propício para o crescimento econômico de forma sustentável. E, claro, que beneficie todos e todas.

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #28