MP 905 que reduz direitos dos trabalhadores é revogada, mas pressão continua

Por Auris Sousa | 23 abr 2020

Na segunda-feira, 20, a sessão do Senado foi cancelada. Com isso, a MP (Medida Provisória) 905/2019, conhecida como MP do Contrato Verde e Amarelo, foi revogada. No Senado, a proposta, que reduzia e tirava direitos dos trabalhadores, tramitava como PLV 06.

Apesar disso, a pressão dos trabalhadores deve continuar. Isso porque Bolsonaro já informou que mais editar uma nova medida. Com a justificativa de gerar empregos para jovens, entre 18 e 29 anos, a MP 905 flexibilizava direitos trabalhistas e contribuições sociais, reduzindo os custos para os patrões.

“Foi a luta dos trabalhadores, os deputados que estão lincados com o movimento sindical, dos senadores da oposição e da consciência que nós conseguimos fazer com que esta medida fosse revogada. É vitória dos trabalhadores”, avalia o presidente da Força Sindical e da CNTM (Conferência Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), Miguel Torres.