Greve de Osasco - 50 anos

Greve na Delphi retira prazo de 30 dias para mudança de trabalhadores

Por Cristiane Alves | 06 ago 2015

A luta dos trabalhadores da Delphi alcançou a primeira vitória: foi retirado o prazo de 30 dias oferecido pela empresa para que os trabalhadores decidissem se queriam ir para Piracicaba (SP), para onde a direção da empresa quer levar a unidade de Cotia. Além disso, sob a pressão de quatro dias de produção parada, a Delphi finalmente iniciou nesta sexta-feira, 7, um processo de negociação com o Sindicato.

A reunião com a empresa só aconteceu depois da assembleia realizada pela manhã aprovar os encaminhamentos negociados pelo Sindicato e empresa na audiência no TRT-2ª Região (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo).

Assim, os trabalhadores concordaram em suspender a greve. A data limite para as conversas entre Sindicato e empresa é 31 de agosto, mas, se não houver propostas satisfatórias aos trabalhadores, a greve poderá ser retomada.

Tudo isso só foi possível porque os trabalhadores se organizaram para combater a postura da empresa de decidir mudar de cidade, sem negociar com o Sindicato, subestimando a força dos trabalhadores. “A Delphi jamais imaginou que faríamos essa paralisação. A organização é o fator primordial”, avaliou o diretor Claudio Mattos, que trabalha na empresa.

O vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente, enxerga mais um avanço:  “Está ficando claro para todo mundo que a cúpula da Delphi tomou uma decisão de juntar duas fábricas, mas os trabalhadores não aceitam. Esse é o grande ganho, a grande marca que vai ficar da luta de vocês para a cidade”, apontou.

Outra conquista do movimento foi envolver as autoridades com a questão. O presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, se reuniu com o secretário do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, José Luiz Ribeiro, e também com o presidente do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), Jorge Lapas, que é prefeito de Osasco, os quais se comprometeram em trabalhar para encontrar a melhor solução para os trabalhadores.

[wppa type=”slide” album=”250″][/wppa]