Diretores debatem Transição Justa com a valorização dos trabalhadores

Por Auris Sousa | 21 ago 2020

O Sindicato retomou nesta quinta-feira, 21, o Ciclo Temático, que tem objetivo de aprofundar o debate sobre temas de interesse da classe trabalhadora.  Neste primeiro encontro virtual, os diretores do Sindicato, Everaldo dos Santos, Marcelo Mendes e João Batista, debateram “Transição Justa, Sociedade, Trabalho e Meio Ambiente”, com a economista do Dieese, Renata Belzunces.

O secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan, fez a abertura do evento, que teve transmissão pela página sindmetal no Facebook, e criticou a forma que as transformações tecnológicas tem afetado os trabalhadores: “temos, hoje, uma transição nada justa”.

Preocupação que foi demonstrada ao longo do Ciclo por Everaldo, Marcelo e João Batista. Apesar de entenderem o avanço tecnológico e as necessidades de mudanças impostas por ele, os dirigentes defendem que é possível fazer uma transição justa, que preserve, ao mesmo tempo, o meio ambiente e os trabalhadores. Para isso, reconhecem a importância e urgência da classe trabalhadora se apropriar deste debate.

De forma bem didática, a economista Renata explicou como as transformações no modo de produção impactam a qualidade dos empregos e direitos trabalhistas, e também destacou a importância de o movimento sindical fazer parte das discussões por uma transição que promova um modelo de desenvolvimento com viés social, que inclua a garantia de emprego, de direitos sociais.

Assista ao Ciclo completo sobre Transição Justa: