Dilma veta financiamento de empresas a campanhas

Por Auris Sousa | 25 set 2015

A presidenta Dilma Rousseff acompanhou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e vetou ponto o trecho da reforma política que autorizava o financiamento de empresas a campanhas eleitorais. A informação foi publicadas na quinta-feira, 24, pelo jornal Folha de São Paulo.

Presidenta deixou assinado na quarta-feira, 23, o decreto que veta financiamento de empresas a campanhas

Segundo a matéria, a presidenta deixou o decreto assinado na quarta-feira, 23, antes de viajar para os Estados Unidos. A expectativa é que a resolução seja publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 28.

A doação empresarial a campanhas foi um dos pontos mais controversos e polêmicos da reforma política aprovada pelo Congresso Nacional. O projeto de lei originário da Câmara foi aprovado na Casa, mas rejeitado no Senado. Quando retornou à Câmara, os deputados aprovaram em caráter definitivo.

Na semana passada, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram o fim da possibilidade de empresas contribuírem com campanhas eleitorais e políticos. O julgamento da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em 2013 foi concluído na quinta-feira, 17, com placar de 8 votos a 3 contra. O julgamento ficou mais de um ano suspenso, após pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes, que votou a favor do financiamento. [Foto: José Cruz/Agência Brasil]