Cresce a participação de PcD nas metalúrgicas de Osasco e Região

Por Auris Sousa | 27 fev 2013

Graças às ações do Sindicato, por meio do Espaço da Cidadania, e da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco, a contratação de pessoas com deficiência nas metalúrgicas da região cresceu em 2012. Isso porque 82% das 952 vagas no setor geradas pela Lei de Cotas foram preenchidas, a informação foi divulgada nesta quarta-feira, 27, pela entidade e pela Gerência, na sede.

O levantamento, que faz parte da 7ª da pesquisa sobre a Inclusão de trabalhadores com deficiência nas Metalúrgicas de Osasco e Região, também mostra que 38,5% das metalúrgicas cumpriram 100% ou mais do que o previsto na lei 8.213/91, que institui a reserva de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência em empresas com cem ou mais funcionários. O que é um grande avanço para categoria.

“Essas empresas vão além de sua obrigação legal porque já compreenderam o potencial das pessoas com deficiência, que podem ser tão profissionais e competentes quanto as demais pessoas”, ressaltou Carlos Aparício Clemente, vice-presidente do Sindicato e coordenador do Espaço da Cidadania.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas da Gerência Regional do Trabalho, Ronaldo Freixeda, a Gerência está se estruturando para intensificar a fiscalização da lei de cotas e ultrapassar 90% de cumprimento. “A ação de conscientização das empresas pelo Sindicato, somada com a fiscalização é essencial para a contratação de mais trabalhadores com deficiência. Desta forma a expectativa é ultrapassar os 90%”, enfatizou.

Para um companheiro da Budai, que não tem deficiência, a atuação do Sindicato pela inclusão é uma importante iniciativa que colabora para a região ser destaque nas contratações. “Fico orgulhoso por isso, porque de alguma forma faço parte e contribuo com este resultado”, explica, ele que é sócio da entidade e já participou de diversos eventos e marchas pela ampliação de direitos da categoria.

12 anos do Espaço da Cidadania – A divulgação da pesquisa também marca o aniversário de 12 anos do Espaço da Cidadania, rede social apoiada pelo Sindicato voltada para a promoção da inclusão na sociedade, especialmente, no mercado de trabalho. O evento contou com a  participação de trabalhadores com deficiência, autoridades – inclusive o novo superintendente do Trabalho de São Paulo, Carlos Zimmermann-, representantes de empresas, entidades e escolas especializadas no atendimento a pessoa com deficiência, órgãos públicos e militantes da inclusão.

Clique aqui e conheça a pesquisa na íntegra.