FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Alimentação saudável

Por Cristiane Alves | 09 maio 2012

TAGS

DICA

A alimentação equilibrada é essencial para manter o corpo saudável. É o que explica a nutricionista do Metalclube, Jacineide da Silva. A especialista orienta que os principais alimentos dos grupos alimentares não podem ficar de fora das refeições.

Jacineide explica que a falta de atenção à alimentação pode interferir no rendimento durante a atividade física e causar problemas de saúde decorrentes a prática esportiva. “A alimentação deve ser equilibrada e diversificada, contendo todos os grupos alimentares, priorizando sempre os carboidratos”, enfatiza.

Ela aconselha que os praticantes de exercícios procurem um especialista para fazer uma avaliação corporal e alimentar. “Na medida do possível, um cardápio é feito respeitando os hábitos alimentares de cada paciente, por isso é necessário à investigação de ume especialista para melhor orientar o aluno. O objetivo principal é a saúde do aluno”, explica.

Saiba como ter uma alimentação saudável

O Ministério da Saúde lançou em 2006 o Guia da Alimentação Saudável, que aponta, entre outros dados, dez passos para uma alimentação saudável. São eles:

• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.

• Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

• Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

• Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

• Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

• Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

• Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. [Foto: Rafael Fragoso/Stock]

Leia também:

Sindicato aborda as vitórias e lutas dos trabalhadores

Centro de Memorial Sindical organiza Ciclo de Debates

Metalúrgicos conquistam novos acordos de PLR

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07