Claudio Magrão

Orgulho de ser Metalúrgico

Por Claudio Magrão - Secretário Geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo 30 jul 2024

No último dia 25 estive presente no Ato Cultural promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em comemoração aos seus 61 anos de existência. Na ocasião, além do Lançamento de um livro contando toda esta trajetória de nosso Sindicato, pude ouvir diversas falas e eu mesmo falar um pouco da parte que me coube na condição de ex-presidente deste sindicato de tantas lutas em defesa da categoria metalúrgica desde a sua fundação.

Mais do que um momento festivo, é sempre muito bom poder rever antigos companheiros de luta. E é claro que me enchi de orgulho por ter presidido o sindicato sucedendo grandes líderes sindicais como Papão, Zé Ibrahim, Henos Amorina, Toschi e passar o bastão às novas gerações representada pelos Companheiros Jorge Nazareno e Gilberto Almazan (o “Ratinho”, atual presidente).

Quantas e quantas histórias nestes 61 anos do Sindicato e, o mais importante, todas elas marcadas pela mesma conduta de combatividade e compromisso irrestrito às causas dos trabalhadores. Assim foi desde a fundação no enfrentamento à Ditadura Militar, na redemocratização do país, nas lutas cotidianas por melhores condições de salários e de trabalho até os dias de hoje colocando a categoria metalúrgica de Osasco e Região na vanguarda do movimento sindical brasileiro sempre através da organização e mobilização dos trabalhadores.

Nestes 61 anos de existência, assim foi e assim continuará sendo para todo o sempre. O mundo do trabalho mudou, as tecnologias mudaram e o próprio sindicalismo mudou naturalmente para poder continuar representando de forma correta a categoria. Vida longa aos metalúrgico de Osasco e ao nosso Sindicato!