FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Veja o tamanho do prejuízo sobre sua aposentadoria com a reforma de Temer

Por Cristiane Alves | 13 dez 2016

A proposta de reforma da Previdência do governo Temer traz duas grandes mudanças para as aposentadorias: a criação da idade mínima e o aumento do tempo de contribuição. O trabalhador terá de contribuir por no mínimo 25 anos e ter 65 anos para se aposentar. Ainda assim, ele receberá 76% do valor de sua contribuição. Para chegar nos 100%, ele terá de contribuir por 49 anos.

A mudança se aplicaria para mulheres com idade menor ou igual a 45 anos e homens com idade inferior ou igual a 50 anos. Fizemos um simulado do que isso vai representar na prática:

tabela-aposentadoria-1

Se na data de aprovação e divulgação da reforma, o trabalhador tiver mais de 45 anos (no caso das mulheres) ou dos 50 anos (no caso dos homens), ele terá de cumprir um pedágio, ou seja, se falta 1 ano para se aposentar, terá de contribuir por mais seis meses. Veja a tabela:

tabela-aposentadoria-2

Tudo isso deixa claro o tamanho da agressão aos direitos dos trabalhadores e a necessidade de lutarmos para que essa proposta não passe no Congresso. Participe das mobilizações.

 

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07