TST dedicará uma semana a julgamento de casos de acidente de trabalho

Por Auris Sousa | 26 abr 2013

Pela primeira vez, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) dedicará uma semana – de 20 a 24 de maio – para tratar somente de casos relativos a acidente de trabalho. A ação é em comemoração ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.

Segundo o TST, na semana serão julgados mais de 4 mil agravos de instrumentos em recurso de revista e todas a Turmas e Seções estarão envolvidas.

Dia mundial em Memória às vítimas

Neste dia 28 de abril de 1969, aconteceu a explosão de uma mina nos Estados Unidos que matou 78 trabalhadores. A partir disso, o movimento sindical canadense iniciou uma luta para que a data não fosse esquecida e para que tragédias semelhantes fossem evitadas, o que se espalhou para diversos países, incluindo o Brasil.

No Brasil, a data entrou para o calendário oficial a partir de 2005, com a lei 11.121, e vem se consolidando por meio de iniciativas do movimento sindical.