FIQUE SÓCIO!

Notícias
COMPARTILHAR

Sindicato participa de Seminário Setorial sobre Mobilidade/Automotivo

Por Auris Sousa | 18 fev 2025

Diretores do Sindicato participaram entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 25 de seminário que, entre outros pontos, debateu mobilidade sustentável, o cenário industrial brasileiro e as perspectivas com a Nova Indústria Brasil. O encontro aconteceu na sede dos metalúrgicos de Santo André.

“O ponto forte dessa discussão passa pela NIB (Nova Indústria Brasil), a política pública que direciona o desenvolvimento do setor de mobilidade do país. Qualificar a intervenção sindical é essencial para que a pauta do trabalho e dos trabalhadores esteja no eixo central dos investimentos e, em particular na questão da Transição Justa, pauta prioritária da IndustriALL Global e da IndustriALL Brasil”, explica a vice-presidente do Sindicato, Mônica Veloso.

Além da dirigente, também representaram o Sindicato no seminário os diretores Everaldo dos Santos, Waldinoel Arruda e a diretora Eliana de Moura. Everaldo conta a descarbonização esteve entre os destaques do encontro.

“Também tivemos a oportunidade de discutir a construção de políticas públicas que observem as mudanças no processo produtivo e que assegurarem aos trabalhadores uma transição justa, assegurando menor jornada de trabalho, qualificação profissional, valorização salarial, enfrentamento a precarização nos contratos de trabalho. Tudo isso é necessário para que nossos trabalhadores tenham a oportunidade de uma transição mais justa e igualitária”, enfatiza Everaldo.

O seminário também contou com uma boa representatividade de sindicatos e lideranças, bem como representantes do SASK (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Finlândia), e com a presença do Dieese.

“Com o apoio do Dieese, os dez pontos da pauta construídos ao longo dos processos formativos de dois anos foram revisados e serão a base de subsídios para que as Confederações CNTM-FS e CNM- CUT articulem as agendas de discussão com o governo e com as cadeias produtivas que envolvem o setor de mobilidade”, explica Mônica.

Vista a Mercedes-Benz – Em 10 de fevereiro, o diretor Everaldo estava entre os dirigentes brasileiros que acompanharam os representantes do Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia em visita a planta da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo.

Leia também: 

Cresce contratações de pessoas com deficiência nas metalúrgicas de Osasco e região

Jornal Visão Trabalhista EDIÇÃO #07