Campanha Salarial 2020

Sindicato entrega pauta amanhã para os grupos patronais

Por Auris Sousa | 23 set 2020

A pauta aprovada durante as assembleias que aconteceram nos dias 17 e 19 na sede e subsedes do Sindicato para a Campanha 2020 será entregue aos grupos patronais nesta quinta-feira, 24. Em decorrência da covid-19, a entrega será realizada no formato digital.

Para marcar a entrega, assembleias serão realizadas em diversas fábricas localizadas em Osasco e região, assim como em tantas outras espalhadas pelo Estado de São Paulo.

“Este é um grande passo para a nossa Campanha, isso porque depois da entrega já podemos iniciar as negociações. A exemplo de outras categorias podemos esperar um processo ainda mais difícil que os dos anos anteriores. Por isso que a organização dos metalúrgicos nas assembleias é essencial para fortalecer toda categoria”, explica o secretário-geral do Sindicato, Gilberto Almazan.

Além do reajuste salarial e piso salarial, com aumento real, os metalúrgicos reivindicam a manutenção dos direitos assegurados na Convenção Coletiva da categoria. Com mais de 100 clausulas, a convenção assegura direitos importantes para os trabalhadores. Entre eles, a garantia de emprego ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou doença profissional ou ocupacional, a garantia de trabalhadores que estão em vias de aposentadoria, licença maternidade, que em alguns setores chega a ser de seis meses.

Para melhorar as condições de trabalho, reivindicam a inclusão na Convenção de cláusulas específicas sobre home office e proteção permanente contra a covid-19. Também está sendo proposto que as homologações sejam feitas no Sindicato, o fortalecimento das estruturas de lutas sindicais, campanha de apoio ao SUS e a proibição da utilização de mão de obra temporária e/ou terceirizada.

Aa Campanha Salarial é unificada com 53 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos, representando em torno de 800 mil metalúrgicos no Estado de SP.

Mutirões de assembleias

Na próxima semana, o Sindicato vai iniciar o tradicional mutirão de assembleias da Campanha. Por meio dele, a entidade fortalece a mobilização dos trabalhadores nas fábricas pela aprovação da pauta de reivindicações e, ao mesmo tempo, informa dos trabalhadores sobre o andamento das negociações.

Veja o calendário do mutirão e programe para participar quando ele passar pela sua região