O Senado deve votar nesta terça-feira, 02, o Projeto de Lei das Fake News, que tem objetivo de combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais, em um momento de crescente preocupação e avanço da circulação de informações falsas sobre diversos assuntos, inclusive sobre a pandemia do novo coronavírus.
As Fake news podem oferecer grandes prejuízos. Quem cria e dissemina conteúdos falsos tem intenções perversas por trás, sejam financeiras, políticas ou de difamação.
Se por um lado é importante combater notícias falsas, do outro é necessário evitar a geração de censura ou violação da liberdade de expressão no país. Por isso é importante acompanhar os passos que esta discussão se dará no Congresso.
Do mais, cada um pode e deve fazer a sua parte para combater desde já a disseminação de fake news. Siga alguns passos:
1- Antes de compartilhar qualquer mensagem, notícia ou informação, verifique se é de uma fontes oficiais, confiável e segura;
2- É sempre bom refletir sobre áquilo que você leu. Faz mesmo sentido?
3- Você pode dar aquele toque colega, amiga e familiar. Se alguém transmitir uma mensagem fake, entre em contato e explique que existem, hoje, muitas fake news sobre os mais variados assuntos e que repassar qualquer mensagem sem checar a origem só agrava a desinformação.
2- Pesquisa rápida. Muitos compartilhamentos de conteúdos falsos poderiam ser evitados com uma simples busca no Google, por exemplo. Recebeu uma mensagem e não tem certeza da veracidade? Simples. Abra o Google (google.com) e digite as palavras-chave da mensagem que recebeu (se quiser pode até copiar o texto inteiro). Se for mentira, provavelmente haverá inúmeros links de sites de jornalismo profissional e de checagem de conteúdo desmentindo o boato. [Com informações de agências de notícias]